Festa da Castanha - 2010
Festa da Castanha - 2010

     No passado dia 30 de Outubro, sábado, o deputado do Partido Socialista, Acácio Pinto, visitou a Festa da Castanha, em Sernancelhe. A acompanhá-lo esteve António Manuel dos Santos Inácio (Nelo), em representação dos membros efectivos do PS à Assembleia de Freguesia de Sernancelhe.

     Lamenta-se que o Município tenha excluído durante 2 anos as juntas de freguesia desta Festa da castanha. Essa exclusão nunca foi devidamente explicada apesar dos pedidos de explicação feitos pelo Partido Socialista.

     Todavia, a Junta de Freguesia de Sernancelhe enquanto era gerida pelo executivo PS e presidida pelo Nelo, sempre se aliou à Festa; mesmo não sendo convidada pelo Município para estar presente.

     Na casinha de madeira que era colocada em frente à Junta, todos os pequenos agricultores da Freguesia ali podiam vender os seus produtos: castanha, nozes, maçãs, cebolas, entre outros.

     Numa Festa que deve servir para promover os produtos da região deveria ser dada hipótese a todos os pequenos produtores da freguesia.

     Nessa casa, todos quantos o solicitavam, vendiam os produtos derivados da castanha e que cada um confeccionava: licor de castanha, filhoses, pastéis, biscoitos “matrafões” e queijadinhas de castanha, entre outras delícias da nossa terra. Ali sempre encontrvam o pão cozido em forne de lenha e da moda como os nossos avós nos ensinaram a confeccionar. O mesmo acontecia com as bolas de carne, feitas de forma tradicional.

     Com as castanhas que vinham do souto propriedade da Junta de Freguesia, fazia-se um magusto aberto a todos quantos nos vistavam. E nunca faltava o vinho e a jeropiga feitos na freguesia e algum era oferta dos próprios produtores. Todos se aliavam à Festa da Castanha e podiam comprar castanha de boa qualidade e a bom preço.

     Era uma casa aberta a todos o que ali queriam estar e que promovia de verdade, os produtos de Toda a Freguesia de Sernancelhe.